A avaliação da aprendizagem é um tema importante e bastante discutido na área da educação. A avaliação pode ser entendida como um processo contínuo e sistemático que busca verificar o nível de aprendizagem dos alunos em relação aos objetivos propostos pelo currículo escolar.
Existem diversos tipos de avaliação, como a avaliação diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação diagnóstica tem como objetivo verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto que será abordado. Já a avaliação formativa busca acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e orientar o trabalho do professor. Por fim, a avaliação somativa tem como objetivo verificar o aprendizado ao final de um período de ensino.
Além disso, é importante destacar que a avaliação deve ser realizada de forma justa e equilibrada, levando em consideração as diferenças individuais dos alunos. É fundamental que o professor tenha um olhar atento para identificar as potencialidades e dificuldades de cada estudante e, assim, poder orientá-los de maneira adequada.
Outro aspecto importante a ser considerado é a utilização de diferentes instrumentos de avaliação, que possibilitem uma visão ampla e abrangente do processo de aprendizagem. Entre os instrumentos mais comuns, podemos destacar as provas, trabalhos individuais e em grupo, apresentações orais, entre outros.
Por fim, é importante que a avaliação seja vista como um processo contínuo e não como um evento isolado. É preciso que haja um acompanhamento constante dos alunos, para que seja possível identificar as dificuldades e potencialidades, bem como orientar e corrigir os rumos do processo de ensino e aprendizagem.
Professora Ivanilde Moreira
Sou Pedagoga, Pós-graduada em Didática e Mestre em Linguística Aplicada (Unicamp).
Desenvolvo projetos na área educacional nas etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Educação Superior.
Atuo como consultora em Redes Municipais de Educação ministrando palestras, cursos e apoiando a equipe gestora no conjunto das ações pedagógicas e administrativas.
Áreas Trabalhadas
- Trabalhei por oito anos como voluntária na ONG “Alfabetização Solidária”, liderada pela Socióloga Dra Rute Cardoso, formando professores alfabetizadores de alunos e alunas do EJA nos Estados da Paraíba e Pernambuco.
- Fui Diretora acadêmica da Faculdade Casa Branca (SP) e Secretária Municipal de Educação na mesma cidade, por um período de três anos.
- Ministro cursos preparatórios para concursos públicos de professores (municipais e estaduais) há mais de vinte anos.
- Desde 2004 organizo eventos educacionais com abordagens temáticas diversas, mas com ênfase na Educação de Estudantes com deficiência.
- Atuei durante o ano de 2023 como consultora do Sebrae no Projeto “Consórcio Empreendedor”, fomentando ações empreendedoras junto às Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento e Assistência Social de vinte e três municípios paulistas.
Sou mãe de duas filhas, um filho e apaixonada pela vida e pelo conhecimento. Acredito no potencial das pessoas, e por isso vejo a educação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento humano, econômico e social.